António durval
Recordando a SONAFI
Recordando a SONAFI
ARMANDO SEABRA

Um dia houve um contacto telefónico com ele. Dias depois encontramo-nos no Norte Shopping
Sentamo-nos numa mesa junto aos auditórios de cinema e conversamos, conversamos, conversamos...
Apesar de não termos indicado verdadeiramente o sítio, acabamos por nos encontrar à hora combinada no Norte Shopping. Descobri que o meu amigo Seabra do Nascimento estava ainda com ótimo aspeto, apesar da sua idade.
Dei-lhe um abraço e convidei-o para tomar um café. Assim foi, escolhemos uma mesa próxima e começamos aí a conversar.
Contei-lhe o que estava a pensar, ou seja, fazer um site onde recolheria o máximo de testemunhos sobre a vida passada na Sonafi, já há muitos anos (de 1965 a 1985 mais ou menos). Ele acedeu o começou o seu testemunho:
Soprel
Ele começou por trabalhar não na Sonafi mas na empresa que ficava defronte: a Soprel (uma empresa subsidiária da Efacec). Ele safava-se bem em trabalhos de cortantes. No entanto, ele sentia sempre uma certa vontade de mudar para a empresa que se encontrava defronte. No entanto, era difícil na altura. Porém, um dia ele tentou através de um o eng. da Soprel, que se dava bem com o eng. Macedo, e um dia, lá conseguiu passar a trabalhar na Sonafi.
O tempo passado na secção de cortantes.
Certa vez e já na Sonafi, desenhou uns cortantes para a fazer retrovisores para aplicar nos automóveis. O eng. Macedo, teve conhecimento disso e então falou com ele e pediu-lhe para ele lhe mostrar esses desenhos. Ele assim fez: entregou-lhe esses desenhos. O Eng. Macedo disse-lhe que ia vê-los e depois dizia-lhe alguma coisa. Passados uns dias o eng. Macedo chamou-o ao seu gabinete e, para a sua surpresa, ele convidou-o para trabalhar na seção de estudos. Ele aceitou e a partir dai começou uma nova vida. Uma nova vida que, para além da Sonafi, continuou até à sua aposentação.
Durante os longos anos que trabalhou nos "estudos".
Recorda-se que, certa vez, foi interpelado para fazer uma máquina para limpar um furo de forma de meia-lua de uma peça injetada para um automóvel da Alemanha. Depois de muito estudar fez um protótipo grande de uma máquina destinada a fazer essa limpeza. Essa máquina ocupava toda uma sala e correu bem. Fez depois mais seis máquinas iguais que foram para outros países fazer a mesma operação de limpeza.
E muito mais contou mas, basta isto para ficar bem marcada a sua pssagem pela Sonafi e claro por este site.